O episódio de hoje começou com 5 participantes que enfrentaram duas provas bem difíceis. Na primeira, uma caixa misteriosa de chocolate – que exige sempre muita técnica e delicadeza para equilibrar os sabores. Na prova de eliminação a estrela foi o bacalhau. Veja o resumo do 19º episódio da 6ª temporada, exibido em 4 de agosto de 2019.
Chegou o dia da famosa prova de chocolate do Masterchef Brasil. Desta vez a caixa misteriosa foi feita com chocolate e, depois que os participantes a quebraram com um martelinho, os outros ingredientes apareceram. Frutas, carne de avestruz, castanhas e até chocolate rubi, o famoso chocolate rosa que tem gosto frutado.
Como sempre nas provas que envolvem chocolates, o dono da Cacau Show, Alê Costa, participou como jurado especial. Em uma hora os participantes. tiveram que preparar um prato – doce ou salgado – para apresentar aos jurados.
Rodrigo foi o único que resolveu tentar um prato salgado. Ele preparou a carne de avestruz com molho de chocolate rubi e frutas vermelhas. Foi elogiado pelo molho de chocolate mas criticado pelo excesso de informação do prato, que ficou muito forte.
Haila não conseguiu acertar o ponto do bombom aberto e o creme ficou muito líquido, além de ter pedaços de bacon. Foi elogiada, porém, pela temperagem do chocolate, que ficou muito fininho e com textura correta.
Os melhores foram Juliana e Eduardo. Os dois fizeram doces e usaram o chocolate rubi no prato. Ao final, depois de muita discussão dos jurados, eles escolheram o prato de Eduardo, uma tartelete desconstruída que tinha como recheio uma ganache meio brigadeiro de chocolate rubi.
Para harmonizar com a tartelete desconstruída do @MC06_EduardoR (mais conhecida como "migué do chocolate! rs!), nossa sugestão é uma Fruit Beer de frutas vermelhas. A cerveja mais ácida vai realçar o frutado do chocolate rubi e da calda de frutas. #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) August 5, 2019
Além dessa dica, veja outras opções de harmonização de cervejas com chocolates na reportagem que fizemos na páscoa.
Na segunda prova do dia, o bacalhau e suas diferentes versões, que deveria ser transformado em um prato sensacional, em apenas uma hora de prova. Juliana, Haila, Rodrigo e Lorena tiveram que pensar em qual receita fazer para garantir uma vaga nas quartas-de-final do Masterchef Brasil.
Rodrigo pensou bem e usou técnicas que garantiram um peixe mais suculento (como colocar antes no vapor, para depois confitar no azeite), conquistando o paladar dos jurados. Ele foi o destaque positivo e venceu essa prova.
Para harmonizar com o bacalhau feito pelo @MC06_Rodrigo uma cerveja que combina bem com o sabor do peixe: uma Blonde Ale, da escola belga. #masterchefbr
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) August 5, 2019
Lorena errou o tempero e não percebeu o sal do bacalhau, que ficou em excesso. Porém os acompanhamentos agradaram e ela também foi salva.
Haila e Juliana erraram muito No caso de Juliana, o erro foi conceitual – não se coloca sal no bacalhau. Ela teve elogios nos acompanhamentos. Haila errou no tempo de cozimento, errou na receita, com gosto de “lavado”, como disse o Jacquin.
Na hora de escolher, os jurados decidiram eliminar Haila, salvando Juliana para as quartas-de-final.
O bacalhau também já foi tema de uma reportagem aqui no site. Confira outros estilos de cerveja que combinam com pratos feitos com o bacalhau.
Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores do Masterchef Brasil – 6ª temporada.