Duas provas bem difíceis marcaram o episódio de hoje. Além da pressão, o fator psicológico também atrapalhou bastante os participantes. Veja o resumo do 18º episódio da 6ª temporada, exibido em 28 de julho de 2019.
Na última prova em equipes desta sexta temporada, os participantes cozinharam para três dos maiores críticos gastronômicos do Brasil. Cada crítico escolheu um prato.
Rafael Tonon escolheu o cuscuz paulista para a entrada. Luiza Fecarotta escolheu o bife bourguignon e Arnaldo Lorençato pediu um bolo de nozes, que lembrasse o feito pela mãe dele. Tudo em 2 horas de prova!
Lorena e Eduardo foram os capitães de cada equipe e desta vez, eles foram escolhidos pelos participantes que restaram. Lorena ficou com o time vermelho e foi escolhida por Juliana e Rodrigo. Eduardo, com o avental azul, foi escolhido por Haila e Helton.
Houve muita discussão e confusão no preparo dos pratos. Mesmo sendo poucos em cada cozinha, eles não se dividiram e ficaram palpitando nos pratos o tempo todo. Até a chef Paola ficou muito incomodada com isso tudo e quase saiu da mesa.
Adoro cuscuz. Mas tenho uma preferência pelo marroquino. A versão paulista me lembra muito bolo, apesar de ser gostosa também. E com #cerveja é um ótimo acompanhamento. Uma boa #Lager acompanha bem o cuscuz! #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) July 28, 2019
Para harmonizar com o bife #bourguignon, nossa sugestão é uma cerveja com mais álcool e mais sabor de malte. O estilo que vai bem com o prato é uma ##Quadrupel, #cerveja belga e escura. #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) July 28, 2019
Para fechar essa primeira prova, a #harmonização com o bolo de #nozes pede uma #cerveja mais ácida. Eu gosto muito de comer bolos leves com cervejas do estilo Bière Brut. Elas têm aquele efeito de #champanhe na boca e, com a acidez, fica uma delícia com bolo! #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) July 28, 2019
Na avaliação dos críticos, os pratos tiveram problemas mas estavam saborosos em sua maioria. Ao final, a escolha foi unânime: venceu o time vermelho! Assim Lorena, Rodrigo e Juliana foram para o mezanino e estão no TOP 5 desta edição.
Na prova de eliminação, Eduardo, Haila e Helton tiveram duas horas e meia para fazer uma reprodução. Eles tiveram que preparar um pato laqueado, prato da culinária asiática que requer uma série de processos complexos.
A prova foi muito tensa e deixou os participantes calados por boa parte do tempo. Helton foi quem mais reclamou, pois não conhecia os sabores dos ingredientes e teve muita dificuldade principalmente no molho. Haila foi a mais calma e respeitosa com os ingredientes, como destacaram os jurados. E Eduardo protagonizou a cena mais impactante desta prova: o pato dele escorregou e caiu no chão.
Nas críticas, o pato de Haila foi o mais elogiado enquanto o de Helton recebeu mais críticas. Paola ainda criticou Helton por erros nos processos que não eram específicos do pato laqueado, como corte de legumes, por exemplo, que estavam, completamente fora de padrão, e na panqueca, que estava grossa.
Para harmonizar com o pato laqueado, uma sugestão de #cerveja com mais álcool e de sabor mais adocicado: uma Imperial Red Ale. O sabor do malte vai combinar com o tostado enquanto o álcool ajuda a equilibrar a gordura do pato. #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) July 29, 2019
Na escolha, os jurados deram a vitória para Haila e eliminaram Helton, o que foi bem justo, já que o prato do Helton estava com problemas visivelmente.
Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores do Masterchef Brasil – 6ª temporada.