No episódio de hoje, duas provas complicadas, com muita confusão entre os participantes. Isso gerou muitas intrigas e vinganças durante o episódio. Veja o resumo do 16º episódio da 6ª temporada, exibido em 14 de julho de 2019.
Prova em grupo é sempre um desafio. Tudo fica mais difícil quando o tema é confeitaria. Os participantes não têm muita prática com sobremesas e doces, o que torna tudo muito mais complicado.
No desafio eles tiveram que fazer um bolo com no mínimo três andares, em três horas. Depois, 20 casais provariam os bolos, escolhendo o bolo de casamento no voto final. Em caso de empate, os chefes jurados têm o voto de desempate.
Lorena e Haila foram as capitãs. Mas naquelas pegadinhas que só o Masterchef faz, depois de escolherem seus times, elas foram trocadas. Ou seja, cada uma virou a capitã do time da outra!
Os participantes continuam com brigas pequenas, que não combinam com essa competição, que é a disputa por ingredientes na cozinha. Numa competição de sabor, é até feio ver os participantes brigando por frutas e flores.
Outra confusão foi em relação a Helton e Lorena. Parece que ele não se conformou em ter a liderança trocada e respondeu de forma irônica todas as vezes que Lorena dava alguma orientação. É bom ressaltar também que as ordens de Lorena estavam bem desencontradas, o que pode ter gerado a impaciência nele. Mas como ela era a líder, ele deveria ter trabalhado mais em equipe, para garantir que eles pulassem a prova de eliminação.
Por 33 votos a 7, vitória do time vermelho, mesmo com o bolo despencando da turma comandada por Haila. Pelos comentários dos convidados, o bolo de chocolate da equipe amarela ficou com as camadas misturadas e muito doce. Dessa forma, a equipe comandada por Lorena foi toda para a prova de eliminação.
Bolos de festa, com frutas e cremes, pedem cervejas mais ácidas, para equilibrar o açúcar e a gordura da massa. Eu gosto muito da combinação com os estilos Bière Brut ou Fruit Beer. #MasterChefBR #cervejaegastronomia #cerveja #dicas #bolo #casamento
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) July 14, 2019
Lorena, Helton, Eduardo M. e Eduardo R. disputaram a prova de eliminação. No desafio, os peixes de água doce e salgada deveriam ser preparados como destaque de um prato da alta gastronomia.
Haila, como capitã do time vencedor, escolheu os peixes para cada participante. E claro, teve treta de vingança pela confusão na prova anterior.
Depois de ter os mesmos 3 minutos de mercado de sempre, os participantes tiveram 1 hora para preparar o prato.
Helton preparou uma moqueca de tilápia. Foi a segunda vez que ele preparou uma moqueca no programa. Bem na zona de conforto, né? Eduardo R. fez um robalo, muito simples. Ele pecou pela falta de preparos, segundo os jurados. Lorena apresentou um tucunaré com purê de batata roxa e farofa. Tudo acompanhado de um molho bem temperado – com coentro, claro! A apresentação foi criticada mas o sabor do molho foi elogiado pelos jurados. Por último, Eduardo M. mostrou o ceviche feito com o carapau. Os jurados acharam que faltou sabor e força no ceviche.
Helton, mesmo com as críticas, foi escolhido como o melhor prato e venceu a prova de hoje.
Em geral, #peixes têm sabor leve e não podem se perder quando harmonizam com as cervejas. A dica é uma #cerveja de trigo Weiss, para peixes fritos, e uma Lager ou Pilsen para peixes #cozidos. Claro que os acompanhamentos ajudam também na harmonização. #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) July 15, 2019
Para a eliminação, os jurados escolheram entre Lorena, Eduardo R. e Eduardo M. Todos com muitos pontos ruins e defeitos nos pratos. Mas o escolhido foi Eduardo M. que fez um ceviche, prato que não tinha muito preparo.
Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores do Masterchef Brasil – 6ª temporada.
Alguém da edição errou feio na espécie de alguns peixes!
Haila escolheu CARAPAU para Eduardo M, no entanto o peixe que ele pegou era o BIJUPIRÁ (peixe escuro com listras brancas)! O carapau é diferente!
Ixi Gilson! Não conheço de peixe! Que treta hein? 🙂 obrigado por compartilhar com a gente!