Um episódio marcado pela falta de controle emocional e pelo pouco tempo. Foi assim que eles homenagearam a gastronomia croata e os 5 campeões das edições passadas do Masterchef. Na eliminação, todos cozinharam com defeitos, fazendo com que o escolhido para sair fosse eliminado pelo pior defeito.
Veja o resumo do 14º episódio da 6ª temporada, exibido em 30 de junho de 2019.
A prova em grupo foi uma homenagem à Croácia. Um país pouco conhecido à mesa, mas que tem influências da comida mediterrânea e da gastronomia turca.
Eles tiveram que preparar um menu completo para 30 descendentes de croatas, divididos em duas equipes. Helton e Juliana foram os capitães. A escolha do time foi por sorte – quem achou a etiqueta azul ficou no time azul, e quem achou a etiqueta vermelha, foi para o time vermelho. Enquanto rolou essa disputa, os capitães buscaram receitas em outra sala.
Todos tiveram 1 hora para começar a entregar o pão de boas-vindas e as entradas. E claro, toda a dinâmica da prova de equipes se beneficiou pelo embate pessoal entre Helton e Juliana. Tudo tinha cara de disputa e esse clima interferiu no preparo – que foi bem acelerado por conta do tempo curto.
Os dois pães (foccacia) servidos com a entrada estavam pesados, mas com sabor, segundo os jurados. Todos concordaram que faltou tempo para o pão crescer.
#Foccacia é um #pão com mais sal e azeite, bem macio. Uma boa #cerveja para #harmonizar é uma cerveja Weiss ou uma American Wheat, mais lupulada, quando o pão tem alecrim, por exemplo. #MasterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) June 30, 2019
Os pratos principais tiveram problemas dos dois lados mas a sobremesa trouxe uma vantagem para o time azul, já que estava bem assada e com sabor característico da gastronomia croata.
Na votação, 18 a 12 para o time azul, um resultado bem apertado, baseado em pratos ruins. Os convidados tiveram que escolher entre o “menos pior”, pelo que deu para ver pela TV.
Na prova de eliminação o time vermelho teve que enfrentar os últimos 5 vencedores do Masterchef. O desafio dos campeões trouxe muita emoção e nostalgia ao estúdio. Cada um trouxe uma cesta com alimentos que os representam hoje em dia. 5 competidores, 5 caixas, uma para cada. Quem definiu quem ia fazer o que? Juliana, capitã vencedora da primeira prova.
Todos tiveram 1 hora para preparar algum prato feito com os ingredientes de cada caixa. Um desafio, porque o tempo era muito curto.
Eduardo R. serviu um prato saboroso com ostras mas foi criticado pela pouca quantidade de alimentos no prato.
#Ostra e #cerveja #stout é uma harmonização histórica! Abre uma latinha aí @MC06_EduardoR e confie em você! #MasterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) July 1, 2019
Lorena trouxe o frango, mas decepcionou os jurados pela falta de tempero. O prato até estava bonito mas ela não soube usar alho, cebola e sal, considerados temperos inferiores por ela, que disse aos jurados ter usado o que tinha.
Janaina estava com a caixa mais difícil, na minha opinião, por ter ingredientes pouco conhecidos. Ela levou um prato bonito, visualmente, e os jurados gostaram da ideia, mas ela errou a mão no sal.
Helton levou um sorbet de frutas vermelhas e uma torta. O sorvete recebeu elogios mas a torta foi bem criticada, principalmente pelo Jacquin.
#Sorbet de frutas vermelhas e uma #cerveja ácida como uma #Sour ajudam a equilibrar e a valorizar o sal da sobremesa. #masterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) July 1, 2019
Por último, o prato da Haila foi um bolo de mascarpone com geleia de frutas vermelhas e creme de limão siciliano. O sabor foi muito elogiado pelos jurados que criticaram apenas o mascarpone batido, que ficou com um pouco de gosto de manteiga.
O bolo de frutas vermelhas feito por @MC06_Haila fica uma delícia acompanhado de uma #cerveja do estilo Brut Bier ou Fruit Beer. São cervejas mais ácidas e frutadas que ajudam a quebrar a gordura dos cremes. #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) July 1, 2019
Na hora de decidir, os jurados escolheram Eduardo como o campeão desta prova, mesmo com as críticas quanto ao tamanho da porção.
Na escolha entre Helton e Janaina, os jurados decidiram eliminar, neste episódio, Janaina, por ter errado a quantidade de sal do prato.
Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores do Masterchef Brasil – 6ª temporada.