Todos os meses, nós acompanhamos as harmonizações que vocês fazem e publicam no Instagram. Tem muitas fotos lindas e ideias de combinação entre cerveja e comida que são ótimas!
Para participar desta seção é só marcar a gente no seu post, com a #cervejaegastronomia ou marcando nosso perfil por lá, no @cervejaegastronomia.
Como fazemos sempre, escolhemos alguns destaques do mês de fevereiro.
A gente começa por esse churrasco harmonizado com uma American IPA. O amargor do estilo e os aromas cítricos dos lúpulos americanos elevam o sabor da carne e ajudam na harmonização, quebrando a gordura e equilibrando o sabor do sal, valorizando a carne.
Para quem gosta de um bom petisco, esse aí é clássico: peixe e batata, fritinhos! A harmonização clássica deste prato é com a Pale Ale, mas vai muito bem também com a nossa boa e sempre refrescante Pilsen.
Uma publicação compartilhada por CASAL GASTRÔ-MG (@casalgastromg) em
E esse bolinho então? Dá uma olhada nas fotos seguintes deste post! O bolinho frito de carne seca com o amargor leve da Lager combinam demais! Deu até vontade de experimentar os outros recheios. E aqui vai uma dica nossa: nos bolinhos de peixe, experimente com uma cerveja de trigo, do estilo Weiss! Vai ficar sensacional!
Uma publicação compartilhada por SuperDicasBH (@superdicasbh) em
Neste próximo post, a gente não sabe o que atrai mais, se é o queijo ou a cerveja! Ainda bem que a dica é de especialista nos dois! Na primeira foto tem a harmonização da American Pale Ale com o queijo cremoso de casca mais firme. Mas vai vendo as outras fotos aí que você vai se surpreender com as sugestões. E se quiser, tem mais dicas aqui no site sobre harmonizações com queijo – veja aqui.
Olha que ideia boa! Quem disse que cachorro-quente não pode ser harmonizado com cerveja? A dica é de uma Pale Ale. Deu fome né? Outra cerveja que fica muito bem com o cachorro-quente é a clássica Lager, mais amarga do que a Pilsen. Outra opção é uma Red Ale que vai realçar o sabor do tomate no molho!
Tem sobremesa também que harmoniza com cerveja. Olha essa ganache que está no recheio dos cookies. A harmonização é uma Imperial Stout, com mais álcool. O resultado deve ter sido muito bom, principalmente porque o estilo realça o sabor do chocolate da sobremesa. No nosso site tem um post só com dicas de harmonização com Stout. Veja aqui, se quiser saber mais sobre as combinações!
Uma publicação compartilhada por Paiva C. (@cervejasdopaiva) em
Outra sobremesa que eu gosto muito é o pudim de leite. E ele vai muito bem também com a Russian Imperial Stout. O álcool ajuda a cortar um pouco da gordura do pudim e o sabor de caramelo, adocicado, equilibra o da cerveja, realçando ainda mais o sabor do malte torrado. É aquele café com leite que a gente ama, numa versão muito potente. Eu sou fã!
Uma publicação compartilhada por Casal Maltado (@casalmaltado) em
Gostou? Lembrando que estamos sempre de olho no Instagram! Se quiser mostrar sua harmonização por aqui é só marcar a gente no @cervejaegastronomia ou usar a #cervejaegastronomia
E se quiser ver os destaques dos meses anteriores, clique aqui!
Obrigado…Excelente artigo.