O famoso peixinho frito, acompanhado de batata frita, é um dos tira-gostos mais famosos na Inglaterra (e vamos combinar, aqui no Brasil também tem seu espaço). Essa dupla harmoniza perfeitamente com uma bela Pale Ale, que é a combinação histórica. Mas outros estilos de cerveja também podem valorizar esse prato.
Primeiro, para quem gosta de cervejas de trigo, a Weiss faz uma ótima harmonização porque é leve, um pouco ácida e ajuda a equilibrar o sal dos alimentos, ressaltando o sabor natural do peixe e das batatas.
Para quem gosta de um tom mais cítrico nesta mistura, pode optar por ums American Wheat, uma cerveja de trigo com adição de lúpulos americanos, mais cítricos. Não sei se vocês conhecem, mas a Backer, de Minas Gerais, produz uma muito boa que tem ainda capim limão entre os ingredientes. É a “Exterminador de Trigo”. Fica muito bom com o fish and chips.
Outro estilo que eu gosto é o tradicional Pilsen. A cerveja leve e refrescante combina com o prato e é uma das mais consumidas no país. Até nos restaurantes da rede Sirène, especializada em Fish and Chips, este é o estilo mais vendido. Para quem não conhece, a rede, que tem lojas em Brasília, Curitiba, Florianópolis e Belo Horizonte (a partir do dia 7 de julho), faz parcerias com cervejarias locais, trazendo cervejas mais frescas, em chope.