Publicidade


Livro de poemas e cerveja em lata da Cervejaria ZEV
Dicas Harmonizações

Desafio da Leitura: Março

Com essa confusão da pandemia da Covid-19, confesso, a leitura ficou atrasada. Já li, na verdade, até os livros de maio do desafio. Mas não tinha preparado as resenhas aqui para o Cerveja & Gastronomia. Então, agradeço pela paciência e prometo trazer dicas caprichadas para compensar – de livros e de cervejas!

Como vocês sabem, neste ano nós topamos o desafio da leitura, promovido pelo site Leia Mulheres. E claro, tem dica de cerveja para acompanhar a sua leitura. Confira a resenha do mês de março.

Março: Poesia

A proposta era ler um livro de poesia, escrito por uma mulher. A escolha veio por acaso, já que poesia não é meu estilo preferido. Eu estava no Twitter vendo o que as pessoas tinham lido em março quando vi o título desse livro e me apaixonei de cara: Tudo Nela Brilha e Queima.

Ebook: Livro Impresso:

É uma obra escrita pela poeta Ryane Leão. Este foi o primeiro livro publicado por ela, que escreve poemas há mais de 10 anos pela internet e acabou de lançar o segundo livro, no fim do ano passado.

Nas primeiras frases você já sente o baque. É incrível ver como ela consegue colocar emoção em poucas palavras. Você rapidamente é transportado para o mundo em que ela vive, com toda a experiência de vida feminina. E é uma porrada atrás da outra, quando ela fala dos relacionamentos, do coração partido e da vida difícil.

Num dos momentos, em que ela relata as dificuldade enfrentadas por ser negra, mulher e pobre, é impossível não se emocionar e não se colocar no lugar dela. As frases curtas, encadeadas, criam empatia imediata, numa imersão profunda ao universo que ela nos leva.

Na obra Ryane coloca quem está lendo na parede várias vezes, seja para refletir sobre o próprio comportamento, seja para inspirar atitudes.

A gente está sempre julgando as pessoas, colocando todo mundo que passa por nós em “caixinhas” de comportamento. E esse livro me fez pensar em como isso é tão automático no dia a dia. É preciso parar e pensar sempre, evitando esses comportamentos tão enraizados na nossa rotina. Separei um trecho que eu adorei em que ela fala como as pessoas a encaram diariamente:

ou só vê a parte que arde ou só vê a parte que brilha

Ryane Leão, no livro Tudo Nela Brilha e Queima
Livro de Ryane Leão traz poemas que abordam as dificuldades enfrentadas por ela - Reprodução/Ryane Leao
Livro de Ryane Leão traz poemas que abordam as dificuldades enfrentadas por ela – Reprodução/Ryane Leao

Ryane nasceu em Cuiabá mas mora hoje em São Paulo. Li em algumas entrevistas que ela gosta de escrever para mulheres, como forma de incentivo, já que toda história feminina importa.

meu recado às mulheres contem suas histórias descubram o poder de milhões de vozes que foram caladas por séculos.

Ryane Leão, no livro Tudo Nela Brilha e Queima

Este primeiro livro teve financiamento coletivo como forma de viabilizar o lançamento.

Ao final, separo mais um trecho que me marcou muito nesse livro:

um dia decidi ser eu e nunca mais voltei atrás

Ryane Leão, no livro Tudo Nela Brilha e Queima

Que bom que ela decidiu registrar o que pensa e expor as próprias histórias. Leitura mais do que recomendada! E se quiser conhecer mais livros escritos por ela, neste link tem a lista de todas as obras vendidas na Amazon. Você também pode acompanhar o trabalho de Ryane Leão no Facebook.

Vai uma cerveja?

A Cervejaria ZEV, que fica em Suzano, no interior de São Paulo, começou 2020 com o lançamento de alguns rótulos em lata. Além de ser bem prática para transportar, a latinha preserva ainda mais a qualidade da cerveja.

American Ipa com Toranja é um dos lançamentos da Cervejaria ZEV - Foto: Reprodução/Cervejaria ZEV
American Ipa com Toranja é um dos lançamentos da Cervejaria ZEV – Foto: Reprodução/Cervejaria ZEV

Dos lançamentos em lata (tem Vienna Lager, Berliner Weisse e até NE IPA), nós destacamos aqui hoje a American IPA com toranja. Para quem nunca provou, é uma cerveja mais amarga, como toda India Pale Ale, que ganha mais aromas cítricos com a presença da toranja, uma espécie de laranja bem amarga. É uma cerveja muito aromática e bem lupulada, como são as cervejas desse estilo.

Essa American Ipa tem 6,5% de álcool e amargor na casa dos 61 IBU. A latinha tem um bom tamanho, com 473 ml e está sendo vendida também pela loja oficial da cervejaria na internet.

Cervejaria ZEV lançou cervejas em lata neste ano - Foto: Reprodução/Cervejaria ZEV
Cervejaria ZEV lançou cervejas em lata neste ano – Foto: Reprodução/Cervejaria ZEV

Sobre o desafio

O desafio foi criado pelo site Leia Mulheres e propõe a leitura e o compartilhamento de livros escritos por mulheres. Todo mês há um tema em que você deve escolher qualquer livro, desde que a autora seja uma mulher. Depois de ler, você pode postar em suas redes sociais com as hashtags #leiamulheres2020 e #desafioleiamulheres2020.

  • Janeiro: HQ
  • Fevereiro: Não-Ficção
  • Março: Poesia
  • Abril: Autora Independente
  • Maio: Ficção Científica/Fantasia
  • Junho: Contos
  • Julho: Autora Premiada
  • Agosto: Temática LGBTQ+
  • Setembro: Autora nunca lida por você
  • Outubro: Terror/Suspense
  • Novembro: Brasileira Contemporânea
  • Dezembro: Livro Clássico

Além do livro, todo mês vamos indicar aqui no Cerveja & Gastronomia uma cerveja para acompanhar a sua leitura.

Acompanhe aqui todos os desafios dos meses anteriores, publicados no nosso site.

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade