Um mundo que só existe na ficção. Será? Esse é o tema do desafio da leitura deste mês. A história de mulheres que não podem mais falar mais é o pano de fundo para um livro que explora temas super atuais como a igualdade entre os sexos e o feminismo.
Como vocês sabem, neste ano nós topamos o desafio da leitura, promovido pelo site Leia Mulheres. E claro, tem dica de cerveja para acompanhar a sua leitura. Confira a resenha do mês de maio.
Maio: Ficção Científica/Fantasia
O livro VOX foi escrito pela americana Christina Dalcher. É uma distopia, lançada em 2018, que virou um grande sucesso, principalmente pelo tema – muito próximo do grande sucesso “O Conto da Aia”, que também é uma obra distópica.
Antes de seguirmos, vou explicar o que é uma distopia. De forma bem geral, uma distopia fala de um mundo irreal, algo como um universo paralelo. Além de “O Conto da Aia”, que eu já citei, algumas distopias famosas, como Blade Runner, no cinema, e The Man In The High Castle, na TV.
No caso de VOX, a autora descreve um país em que o governo decreta que todas as mulheres só podem falar 100 palavras por dia. Praticamente impossível, né? Para vocês terem uma ideia, homens e mulheres falam, em média, 16 mil palavras por dia, cada um, segundo uma pesquisa publicada na revista Science em 2007.
A personagem principal é uma neurocientista inconformada com esse limite. E ela sofre as punições previstas pelo governo, com o uso de choque elétrico em uma pulseira tecnológica.
O livro traz com o texto uma angústia inicial que pode ser difícil para algumas pessoas, principalmente no início. Eu digo que é proposital, é a forma de medir que você está entrando no universo proposto pela autora. Se você se incomoda, significa que você está se colocando no lugar da personagem principal e isso é uma das coisas mais legais que podem acontecer quando se lê um livro.
Porém, tudo muda quando o conhecimento dela como neurocientista é necessário pelo governo. O que ela não sabe é que essa mudança é muito mais do que uma simples ajuda, e aí a história ganha tons policiais e de investigação (com um toque de romance, porque somos seres humanos, né?).
VOX é muito cativante. A história tem muita ação e é bem interessante. Nem gastei vários dias lendo, já que ficava curioso pela próxima página. É um livro de fácil leitura, mesmo com uma temática tão envolvida com tecnologia e neurociência.
Vai uma cerveja?
Olha, tem partes desse livro que são muito tensas, viu? Por isso, a dica de cerveja para acompanhar a leitura é uma Session Ipa. A cerveja traz o amargor da IPA, mas é muito mais leve e fácil de beber – ótima para seguir, lado a lado, com o livro!
A Ska Läut é produzida em Nova Lima (região metropolitana de Belo Horizonte), pela Läut Beer. Na receita, vai uma mistura bem conhecida de sete lúpulos, como o Columbus, Centennial, Cascade, Citra, Ella, Pekko e Amarillo, que, combinados, trazem muitos aromas cítricos, florais e resinosos. Apenas o lúpulo Ella é de fora dos Estados Unidos (é da Austrália), todos os outros seis são norte-americanos.
Na boca é uma cerveja bem leve e refrescante. Tem 4,3% de álcool (como toda cerveja que tem Session no nome do estilo, significa que é uma versão com mais drinkability e geralmente menos álcool do que a versão original) e IBU de 23.
Por ser uma Session IPA, harmoniza bem com pratos com carne, como tira-gosto de bar, hambúrgueres (eu adoro!), comida mexicana (cuidado com a pimenta!) e bolinhos, em geral. Nós já preparamos aqui no site uma reportagem com várias dicas de pratos que vão bem com uma IPA. Confira aqui.
Sobre o desafio
O desafio foi criado pelo site Leia Mulheres e propõe a leitura e o compartilhamento de livros escritos por mulheres. Todo mês há um tema em que você deve escolher qualquer livro, desde que a autora seja uma mulher. Depois de ler, você pode postar em suas redes sociais com as hashtags #leiamulheres2020 e #desafioleiamulheres2020.
- Janeiro: HQ
- Fevereiro: Não-Ficção
- Março: Poesia
- Abril: Autora Independente
- Maio: Ficção Científica/Fantasia
- Junho: Contos
- Julho: Autora Premiada
- Agosto: Temática LGBTQ+
- Setembro: Autora nunca lida por você
- Outubro: Terror/Suspense
- Novembro: Brasileira Contemporânea
- Dezembro: Livro Clássico
Além do livro, todo mês vamos indicar aqui no Cerveja & Gastronomia uma cerveja para acompanhar a sua leitura.
Acompanhe aqui todos os desafios dos meses anteriores, publicados no nosso site.