Todos os meses a gente lê e indica um livro escrito por mulheres, como parte do desafio da leitura, promovido pelo site Leia Mulheres. E claro, tem dica de cerveja para acompanhar a sua leitura. Confira a resenha deste mês.
Fevereiro: Não-Ficção
Para o mês de fevereiro, a proposta era ler um livro de não-ficção. A minha escolha foi a biografia da atriz Fernando Montenegro: Prólogo, ato, epílogo: Memórias.
O livro foi escrito pela atriz em parceria com Marta Góes e traça um paralelo entre a própria história e a história do teatro no Brasil nas décadas de 1960 a 1990. Aos 90 anos, Fernanda Montenegro já viveu muitas experiências e é um prazer ler sobre a vida dela nessa autobiografia.
O texto é bem leve, em tom de prosa, e parece muita vezes uma conversa. Ela relata em primeira pessoa o que viveu, desde os tempos mais difíceis, da infância e da adolescência, até a participação no Oscar, quando ela foi indicada pelo papel em Central do Brasil. O livro é bem atualizado, como registro biográfico, e traz os principais papeis interpretado pela atriz até o filme A Vida Invisível, lançado no ano passado.
Em um dos momentos tensos do livro, Fernanda Montenegro fala do trabalho na época da ditadura. Mesmo com todas as dificuldades, ela relata as estratégias que fez para driblar a censura.
Impossível não se emocionar nas histórias envolvendo a morte de Paulo Autran e do marido de Fernanda Montenegro, Fernando Torres. Ela descreve, sem muitos detalhes, um pouco do que passou desde que ele teve uma isquemia e passou a conviver com problemas de saúde. Mesmo assim, é lindo ver o amor que ela sente por ele até hoje.
As fotos são um presente à parte neste livro. Fernanda Montenegro abre o álbum de recordações e divide, com seus leitores, um pouco da sua memória afetiva, em registros íntimos e pessoais. Tanto na versão impressa, como no ebook, as fotos estão lá.
Esta não é a primeira vez que Fernanda Montenegro se dedica ao mundo da literatura. Neste link você pode conhecer outros livros e textos escritos por ela.
Vai uma cerveja?
Para acompanhar esse livro, nossa sugestão é um lançamento da Krug Bier, cervejaria que fica em Nova Lima.
Para comemorar 22 anos, a cervejaria lançou uma garrafa comemorativa, em edição limitada com apenas 2 mil garrafas, da Krug 22. A cerveja é uma Russian Imperial Stout (RIS) envelhecida em barris que têm nibs de cacau, coco queimado e baunilha.
É uma bebida para quem gosta das cervejas escuras, com teor elevado de álcool (8%) e amargor acentuado. Esse tipo de cerveja combina muito bem com sobremesas, como petit gateau e queijos fortes, como o roquefort e o gorgonzola. Vai muito bem também com tortas como a cheesecake de chocolate.
Sobre o desafio
O desafio foi criado pelo site Leia Mulheres e propõe a leitura e o compartilhamento de livros escritos por mulheres. Todo mês há um tema em que você deve escolher qualquer livro, desde que a autora seja uma mulher. Depois de ler, você pode postar em suas redes sociais com as hashtags #leiamulheres2020 e #desafioleiamulheres2020.
- Janeiro: HQ
- Fevereiro: Não-Ficção
- Março: Poesia
- Abril: Autora Independente
- Maio: Ficção Científica/Fantasia
- Junho: Contos
- Julho: Autora Premiada
- Agosto: Temática LGBTQ+
- Setembro: Autora nunca lida por você
- Outubro: Terror/Suspense
- Novembro: Brasileira Contemporânea
- Dezembro: Livro Clássico
Além do livro, todo mês vamos indicar aqui no Cerveja & Gastronomia uma cerveja para acompanhar a sua leitura.
Acompanhe aqui todos os desafios dos meses anteriores, publicados no nosso site.