Leitura sempre faz bem – ainda mais agora, durante a pandemia. É importante exercitar esse hábito para manter uma boa saúde mental. Ainda mais se essa leitura for acompanhada de uma boa cerveja!
Como você sabe, neste ano, nós topamos o desafio da leitura, promovido pelo site Leia Mulheres. E claro, tem dica de cerveja para acompanhar a sua leitura. Confira a resenha do mês de abril.
Março: Autora Independente
A autora escolhida neste mês começou a carreira como autora independente. Hoje ela até tem livros editados por uma editora, mas o que foi lido neste mês começou de forma bem solidária.
Jana Bianchi conta que o livro “Lobo de Rua” surgiu em um grupo de discussão do Facebook que ela participava. No grupo, cada um deveria escrever um conto ou uma novela para apresentar no grupo. Aí, ela, que sempre foi apaixonada por histórias de lobisomem decidiu contar a história de um menino de rua, que se descobre lobisomem.
O texto foi elogiado pelos colegas e Jana decidiu aí publicar na Amazon o e-book, colocando à venda. Só depois que ela procurou uma editora e decidiu vender os direitos de publicação. Esse processo demorou cerca de um ano e ajudou a consolidar a carreira da escritora Jana Bianchi.
Nesse tempo, o texto passou por mudanças e amadurecimento, como o caso do menino de rua que virou um morador de rua, já adulto. É certamente um universo muito bem criado e de muitas possibilidades de expansão. Pelo ponto de vista de um lobo mais velho, a gente conhece um pouco da história dos lobisomens e do medo que eles enfrentam dos caçadores (ficamos o tempo todo na expectativa da chegada de um deles!).
Ao mesmo tempo, a história se desenvolve no momento da descoberta, as mudanças, as dificuldades e as vantagens da vida de um lobisomem. Então, enquanto ela descreve o contexto, desenvolve ao mesmo tempo as ações dos personagens principais: o homem de rua e o lobisomem.
A escolha do morador de rua como protagonista é bem interessante. O fato de ele ser “invisível” para a sociedade coloca traz um novo olhar para esse personagem tão presente nas grandes cidades.
Depois de “Lobo de Rua” ela já escreveu outros textos, que você pode conferir no site oficial da autora.
Vai uma cerveja?
A cerveja desse mês, claro, tem a ver com o personagem principal do livro escrito pela Jana Bianchi: é o lobisomem! Ele é a inspiração da cerveja criada pela Kairós Cervejaria, do Rio Grande do Sul.
A cerveja “Lobisome” é uma cerveja do estilo Saison, um estilo belga de cerveja clara, bem aromática e de sabor frutado. A espuma é densa e geralmente forma aquela bela renda belga (veja mais sobre isso na reportagem sobre a espuma na cerveja).
A cerveja também tem um pouco de acidez, o que ajuda muito na refrescância e no drinkability. O amargor é baixo para médio, com 28 de IBU e 6% de álcool.
Eu gosto muito de harmonizar esse estilo de cerveja com comidas mais leves, como saladas com camarão, ou massa de molho branco com frutos do mar, por exemplo. Pratos com salmão (que é um peixe mais gorduroso) vai bem também, já que a quantidade de álcool nessa cerveja tem teor mais elevado.
Sobre o desafio
O desafio foi criado pelo site Leia Mulheres e propõe a leitura e o compartilhamento de livros escritos por mulheres. Todo mês há um tema em que você deve escolher qualquer livro, desde que a autora seja uma mulher. Depois de ler, você pode postar em suas redes sociais com as hashtags #leiamulheres2020 e #desafioleiamulheres2020.
- Janeiro: HQ
- Fevereiro: Não-Ficção
- Março: Poesia
- Abril: Autora Independente
- Maio: Ficção Científica/Fantasia
- Junho: Contos
- Julho: Autora Premiada
- Agosto: Temática LGBTQ+
- Setembro: Autora nunca lida por você
- Outubro: Terror/Suspense
- Novembro: Brasileira Contemporânea
- Dezembro: Livro Clássico
Além do livro, todo mês vamos indicar aqui no Cerveja & Gastronomia uma cerveja para acompanhar a sua leitura.
Acompanhe aqui todos os desafios dos meses anteriores, publicados no nosso site.