Números que mostram o crescimento de fábricas de cerveja são sempre bons motivos para celebrações. Na semana passada, o Brasil registrou sua fábrica de número 1000, um marco na expansão das cervejarias artesanais. Para se ter uma ideia da importância e da velocidade deste crescimento, é só voltar 10 anos no tempo, quando o Brasil tinha apenas 255 cervejarias. Os dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Só neste ano foram registraras 111 novas fábricas, o que dá uma média de 22 novas cervejarias por mês. A maior parte está instalada no sul e no sudeste do Brasil.
O presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal – Abracerva – comemorou os números. Carlo Lapolli acredita na força das artesanais para manter esse crescimento.
“As grandes fábricas multinacionais não anunciaram um número significativo de novas plantas neste período. Por outro lado, ganharam notoriedade, espaço de gôndola e conquistaram o consumidor as empresas que prezam por um produto de qualidade, com matérias-primas superiores e atributos sensoriais que essas marcas não entregam”
Carlo Lapolli, presidente da Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal
Como escolher?
Ou seja, com tantas novas marcas chegando às prateleiras todos os dias, como escolher entre esse número grande de opções? Nós temos algumas dicas para você:
- Dê preferência às cervejarias locais – a bebida vai ser mais fresca e você ainda valoriza a economia da própria cidade;
- Não tenha medo de conhecer novos estilos – aqui no site a gente sempre tem dicas boas de harmonização com diferentes estilos de cerveja. É só clicar na lupa que fica na barra de navegação e digitar o nome do estilo;
- Dê mais de uma chance para cada rótulo. Não é porque você não gostou da primeira vez, que não vai tomar nunca mais. Você pode não ter curtido por inúmeros motivos (veja aqui o post que fizemos sobre a hora da degustação!)