Das telinhas da TV para as telonas do cinema. Nesta semana, a história da rica família de Downton Abbey ganhou mais um capítulo com a estreia do primeiro filme da série de sucesso. Este é o filme de hoje da coluna de cinema do Cerveja & Gastronomia.
Para quem viu a série, o filme é um deleite puro. A sensação é de uma temporada inteira nas pouco mais de duas horas no cinema. A história da família aristocrata ganha um enredo mais do que especial: a família real britânica decide dormir uma noite na mansão dos Crawley. A visita mexe com todos e é o ponto de partida de tudo o que vai acontecer daqui pra frente. Não vou dar spoilers, mas o filme é muito divertido e tem ação, mistério e diversão.
Alguns destaques: a melhor personagem no filme, na minha opinião, é da matriarca da família, Violet Crawley. Ela já era “afiada” na série, mas agora no filme está com o humor ainda mais sarcástico nos comentários. É difícil segurar o riso quando ela começa a falar e, definitivamente, rouba toda a cena.
Outro ponto positivo é o entrosamento do elenco do núcleo dos empregados. Eles já eram divertidos e tinham uma dinâmica muito boa na série. Agora ganham ainda um papel de importância em parte da trama, na disputa com os empregados da realeza.
O filme estava com sessão lotada quando eu vi na terça-feira. Sinal de que tem muita gente interessada nessa história. E realmente vale a pena. É uma história que você se diverte, se emociona, se empolga. Mesmo sendo um mundo que não existe mais, você ainda assim tem vontade de passar um tempo por ali. Veja o trailer de Downton Abbey, o filme:
O que beber?
A Cervejaria Avós lançou recentemente a série Avós do Brasil. Nesta edição especial eles prepararam um sistema de personalização das latinhas. São cinco novidades, todas da família Lager.
A mais alcoólica delas é a “Vó Antônia India Pale Lager” com 6,1%. Ela também é a mais amarga da série. Outro destaque é a “Vó Francisca Dark Lager“, uma cerveja escura mas que não tem a doçura que as torras costumam trazer como notas de chocolate, por exemplo. Ela tem 5,2% de álcool e 17 de IBU, o que a torna bem fácil de beber.
A terceira é uma German Pils feita apenas com lúpulos alemães, o que traz aromas florais em uma cerveja muito equilibrada. Tem também uma cerveja de trigo feita com levedura Lager (quer entender a diferença entre Lager e Ale? Veja aqui nesta reportagem!), que, com as sementes de trigo e raspas de laranja transformam essa cerveja em uma bebida bem refrescante.
Por último a “Vó Maria Hoppy Pils” é aromática, refrescante e douradinha. Uma cerveja leve que tem aromas cítricos e frutados, deixando bem fácil de beber (alto drinkability).
O próprio cervejeiro, Junior Bottura, contou, em um vídeo, como são as cinco novas cervejas da série “Avós do Brasil”. Veja:
Os nomes das latas foram escolhidos a partir do registro de nomes das décadas de 1930 a 1960. Eles pegaram os nomes mais populares deste período e distribuíram entre as cinco latinhas.
Mas quem quiser pode personalizar a lata mudando o nome e o formato do rosto do cartoon e recebendo tudo em casa, comprando acima de 10 unidades. Tudo pela internet, no site da Cervejaria.
Toda sexta-feira você vai encontrar, aqui, nesta coluna, uma indicação de filme e de um rótulo de cerveja. Mas quais os critérios para a escolha dos filmes e das cervejas? Veja aqui como é feita a nossa coluna semanal. Você também pode ler as colunas anteriores.