Na semana da páscoa, o assunto é um só: chocolate! E muita gente se confunde quando esse ingrediente aparece nas cervejas. É que, em muitas vezes, o chocolate nem está presente na receita. Ele pode vir do malte!
Como assim? Vou explicar! Durante o processo da torra do malte, o tempo de duração vai definir a cor e os aromas. Da mesma forma que acontece com o seu “bife” na panela, quanto mais tempo o malte fica na torrefação, mais “caramelizado” ele fica. Na carne, dá aquele sabor de tostado que faz toda a diferença para quem consome esse tipo de alimento. No malte, além de alterar o sabor do malte, também mexe com os aromas, que podem ser de café ou de chocolate, dependendo do tempo de torra.
As cervejas Stout e Porter, por exemplo, são produzidas neste processo. No caso da Porter, o aroma de cacau vem do malte usado na receita. E isso traz todo um sabor adocicado na hora de beber, principalmente porque nossos sentidos gustativos são muito impressionados pelos aromas.
Entre as cervejas desse estilo, estão as minhas preferidas: London Porter, da Fuller (uma clássica inglesa!), a Leopoldina Porter (feita no sul do Brasul e muito boa!) e a Ouropretana Amburana Porter (que é maturada em barril com lascas de Amburana, que traz todo um aroma baunilha para a cerveja).
Aí você me pergunta: mas toda cerveja com chocolate é assim? Claro que não! Quem acompanha o Cerveja & Gastronomia há algum tempo sabe que criatividade em cervejas não tem limites! Algumas marcas fazem adição de cacau para realçar esses aromas e sabores na cerveja.
Com esse tipo de receita, eu gosto muito da Baden Baden Chocolate (que não é fabricada o ano todo!), a Tupiniquim Monjolo Floresta Negra (que tem mais do que chocolate na receita e é incrível com a mistura de frutas vermelhas!) e a Bodebrown Cacau Ipa, que é uma bomba de cacau e amargor, muito boa para quem curte o estilo India Pale Ale.
Harmonização
Para harmonizar cervejas destes estilos existem opções doces e salgadas. Eu gosto mais de harmonizar Porter com doces e Stouts com carnes, como carne de panela e bolinhos fritos tipo croquete, por exemplo. Mas não é uma regra, é só uma preferência mesmo.
Nos últimos anos fizemos muitas reportagens com essas dicas e você pode conferir todas aqui: