2018 está chegando ao fim e você certamente já sabe ou está pensando em como transformar a festa de réveillon em uma noite ainda mais especial. Nós temos algumas dicas de estilos de cerveja que são muito usados nestas épocas do ano. Veja a lista!
Brut Beer/Bière du Garde
Pense em champanhe. Depois lembre-se que foi feito com malte, levedura e lúpulo. Assim é uma cerveja deste estilo. A principal característica está no fato de serem bebidas produzidas com o método champenoise, a técnica utilizada na produção de champanhe.
A cerveja, depois de passar pelo processo normal de fermentação e produção, é colocada em garrafas, com a adição da levedura de champanhe. Essas garrafas, que vão passar por uma segunda fermentação, são giradas, diariamente, até ficarem na posição vertical, com o gargalo para baixo. Isso faz com que as leveduras se depositem nesta parte da garrafa. Este processo se chama remuage. Só depois é que o gargalo é resfriado, cortado, tendo a levedura retirada por congelamento, deixando a bebida limpa, cristalina e pronta. Esta parte é o dégorgement. A garrafa ganha a rolha e está pronta para ser comercializada ou guardada em adega.
Já vi cervejas com este perfil feitas com o uso de outro método, o charmat, em que a segunda fermentação acontece em um tanque de inox, uma autoclave, antes de ser engarrafada.
Em geral, as cervejas deste estilo são claras, apresentam boa formação de espuma e de bolhas, são leves e não possuem alto amargor, trazendo na boca a mesma sensação do espumante. Por este motivo, as harmonizações são bem parecidas, combinando bem com pratos leves como ostras, peixes e saladas.
No Brasil, uma das primeiras cervejas do estilo foi a Lust, da Eisenbahn. A primeira que eu tomei foi a belga DeuS. Hoje em dia é bem mais fácil encontrar este tipo de cerveja em lojas especializadas e pela internet.
Brut Ipa
A nova moda baseada neste estilo é da Brut Ipa. A cerveja segue a mesma produção de uma Brut Beer, porém leva uma carga maior de lúpulo, deixando a cerveja mais amarga, como se fosse uma India Pale Ale, porém, mantendo o corpo leve e frutado, com a carbonatação alta e a coloração mais clara.
A gente até já mostrou alguns exemplos aqui no site (como a série de cervejas produzidas pela Bodebrown) e muitas cervejarias estão produzindo o estilo no Brasil e nos Estados Unidos, principalmente. O legal é que, por causa da maior carga de lúpulos, a cerveja ganha algumas camadas de harmonização que não eram possíveis com a versão tradicional. Assim a gente consegue harmonizar o estilo com carnes, massas e até sobremesas. É experimentar e brincar!