Como a gente adiantou no ano passado, o movimento Toda Cerveja escolheu o estilo Catharina Sour para ser o tema do próximo lançamento simultâneo. Assim, 64 marcas, de 10 estados, lançaram, nesta semana, seus rótulos do único estilo brasileiro registrado no BJCP.
O momento para esse lançamento não poderia ser melhor: no fim do ano passado o programa de certificação de juízes de cerveja (Beer Judge Certification Program – BJCP) anunciou que ia incluir, de forma definitiva, o estilo brasileiro Catharina Sour. Em 2018, eles já tinham incluído o estilo, de forma temporária. Na época, a gente até fez uma reportagem falando sobre o estilo e a importância para o movimento cervejeiro nacional.
Fato é que as cervejas Catharina Sour não são feitas apenas no Brasil. No ano passado, um levantamento feito pelo Cerveja & Gastronomia descobriu que das 599 cervejas do estilo, cerca de 40 são de cervejarias estrangeiras. Ou seja, pouco mais de 6% do total.
Lançamentos simultâneos
Como aconteceu com o Bitter Day, que também foi organizado pelo movimento Toda Cerveja, as cervejarias participantes puderam escolher seus ingredientes e criar a cerveja dentro do estilo proposto, no caso, Catharina Sour. A identidade visual também deveria ser a mesma, para criar uma unidade no lançamento.
Assim, 64 marcas distribuídas pelos estados do Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, estão produzindo, juntas mais de 1,6 milhão de litros de cervejas no mês.
A cerveja do estilo Catharina Sour é levemente ácida e possui adição de fruta. No caso dos lançamentos, a lista de frutas usadas é bem diversa: abacaxi, acerola, amora, araçaúna, butiá, cacau, café, cajazinho, cupuaçu, framboesa, goiaba, graviola, jaca, jabuticaba, variedades de laranja e limão, mamão, manga, maracujá, mirtilo, morango, pêssego, pitaya, seriguela, tangerina, variedades de uva e uvaia. Além disso, especiarias e outros itens como casca de laranja, capim cidreira, matcha e tomilho também foram usados.
A lista de cervejarias e de rótulos está sendo divulgada no instagram do movimento Toda Cerveja.
Sobre o movimento Toda Cerveja
Criado em agosto de 2021 por cervejarias independentes brasileiras, o Movimento Toda Cerveja tem como objetivo realizar ações colaborativas entre marcas de todo o país para a disseminação da cultura cervejeira. A iniciativa foi de Daniel Jeffman (da Fat Bull Beer), Janderson Martini (da Old Captain) e Vinícius Cordeiro (das marcas Veterana e Ruradélica). O primeiro evento organizado por eles no ano passado reuniu cervejarias na produção de cervejas do estilo Bitter.