O convite é tentador: você está no conforto da sua casa e recebe aquela mensagem da sua cervejaria preferida, propondo o envio de um voucher para consumo de bebidas, ou “amostras” das cervejas que você pode escolher, sem custo. É só você confirmar alguns dados para que eles possam fazer o envio ou cadastrar você em uma espécie de sorteio.
Você, todo animado com a possibilidade de ganhar “cerveja grátis” passa todos os dados: nome, email, endereço, número de telefone. Na troca de mensagens com o suposto perfil da cervejaria, o golpe final: para confirmar a sua participação um código vai ser enviado para o seu celular. Você deve enviar esse código para a cervejaria e pronto, tudo confirmado.
O que parece ser um simples cadastro, na verdade é a forma como golpistas estão conseguindo acesso ao seu Whatsapp ou Telegram. E de posse do seu número, eles passam a usar seu Whatsapp para tentar novos golpes. É que o código que você recebe e passa para os bandidos, na verdade, é o token usado pelo Whatsapp para cadastrar o sistema em um novo telefone.
Esse golpe tem sido feito com muita frequência nos últimos dias envolvendo cervejarias artesanais. Os bandidos criam contas falsas da cervejaria e passam a mandar mensagens para quem segue as contas verdadeiras, oferecendo as ofertas falsas. A situação cresceu tanto que a Abracerva, a associação que reúne as cervejarias artesanais do Brasil, publicou um alerta em seu site para que as cervejarias possam ajudar e divulgar essa informação para os clientes.
O site traz até modelos de mensagens que podem ser enviadas para o público e até mesmo formas de denunciar e derrubar as contas falsas. O alerta é para que o cliente, ao receber mensagens estranhas como essas pedindo cadastro, se certifiquem de que não é o perfil da cervejaria e denunciem o perfil.
Veja outras dicas divulgadas pela Abracerva e replicadas aqui no Cerveja & Gastronomia:
– “Os nomes dos perfis falsos costumam ser muito semelhantes às contas oficiais. Fique atento a detalhes como o uso de símbolos, como por exemplo, “_” (underline) no final ou letras dobradas.
– Desconfie de negócios com contas que não sejam públicas. Empresas raramente possuem perfis privados, aqueles que requerem autorização para ser seguido.
– Desconfie de ofertas de produtos, promoções ou serviços com preços muito abaixo dos valores médios no mercado.
– As falsas promoções seguem praticamente o mesmo padrão: sorteio de cervejas, vouchers ou produtos gratuitos, com abordagens que costumam ter estruturas sintáticas mal formuladas e erros de português.
– Tenha o hábito de conferir a data da criação da conta, bem como a quantidade de publicações e de seguidores. Perfis falsos costumam ter um número bem abaixo das contas oficiais.
– Jamais forneça senha ou qualquer outro dado por mensagens recebidas via e-mail ou celular.
– Desconfie toda vez que receber um e-mail com alguma informação que não tenha sido solicitada. Na dúvida, contate sempre o SAC da empresa.
– Uma das formas de dificultar a ação dos golpistas é ativar a verificação em duas etapas, cujo login em redes exige não só o uso de senha, mas também inserção de um outro código, enviado por SMS ou aplicativo autenticador.”
Ao agir com segurança você garante um uso mais saudável das redes sociais e mantém contato direto com a sua cervejaria preferida!