O mês de junho foi marcado por várias ações de empresas que buscaram mostrar apoio à questão da diversidade. Foram muitas atividades – desde a simples troca das cores da marca pelo arco-íris, até campanhas publicitárias bem impactantes.
No mercado cervejeiro, neste ano, não foi diferente. Um novo tipo de cerveja surgiu nas prateleiras: uma cerveja que, além de ser saborosa, tinha também parte da renda revertida para projetos que envolvem a comunidade LGBTQIA+. Ou seja – uma cerveja que tem um propósito maior!
O caso de maior sucesso foi organizado pela Cervejaria Octopus. A cervejaria carioca está acostumada a desenvolver projetos relacionados à sustentabilidade e ao meio ambiente. Neste ano eles lançaram também o Brewing Love Project.
A ideia é que as cervejarias que participam do projeto possam produzir uma lata especial, com o estilo que quiserem, e que revertam parte da renda para campanhas de apoio ao movimento LGBTQIA+ em suas regiões. O design da lata foi desenvolvido pela Octopus, que identificou, no próprio site, ONGs e Grupos prontos e aptos a receber esse tipo de apoio, em todo o país.
O resultado é uma cerveja colaborativa, que ficou com um visual lindo, como você pode ver na imagem abaixo:
Apesar de denúncias recentes no mercado cervejeiro sobre falta de empatia e respeito com a diversidade (e aqui entram homens, mulheres e minorias que se sentiram desrespeitados por muitos casos, divulgados no mercado), o projeto da Cervejaria Octopus surge como uma forma de resistência e de combate ao preconceito, abrindo espaço para discussão e inclusão desse tema.
Para conhecer mais sobre esse projeto, acesse o site especial criado pela Cervejaria Octopus.
Outro projeto que foi lançado também neste mês é a cervejaria norte-americana Brooklyn Brewery. A cerveja, que é produzida no Brasil pela Cervejaria Maniacs Brewing, com autorização e receitas definidas pela matriz, preparou uma edição especial: a Session Ipa “The Stonewall Inn”. Com as cores do arco-íris, a cerveja tem como slogan #Pour Proudly, que significa “Sirva com Orgulho”, numa tradução livre.
Essa cerveja é uma Session Ipa muito bem feita, leve, por ter pouco álcool e bem lupulada. Ela tem um alto drinkability, ou seja, é bem fácil de beber e acompanha uma infinidade de pratos para harmonizar como salgadinhos e tira-gosto frito de botecos (até o saboroso torresmo!).
O site da Maniacs tem uma página especial com mais detalhes sobre essa cerveja, além de desconto no pack com 12 latas (que foi o que eu comprei!)
Marketing ou Responsabilidade?
Um dos grandes conceitos do marketing moderno é envolver um propósito que vá além do produto. Muitas marcas têm feito isso, como a Adidas, que se envolve com projetos de patrocínio de esportes em comunidades carentes. Ou a Natura, que trabalha muito bem com a questão da sustentabilidade, incentivando a reciclagem e o reaproveitamento de materiais.
No mercado cervejeiro esse movimento chegou agora, com mais força. As grandes cervejarias já faziam esse tipo de ação há algum tempo, com outros produtos, como a água da Ambev, que é toda revertida para doação a cada garrafa comprada.
Eu espero mesmo que essas ações, por mais que pareçam pequenas, sejam realmente efetivas para ajudar quem precisa de visibilidade. Faz muito bem, como consumidor, saber que sua escolha por um produto está ajudando outras pessoas, além do prazer de degustar uma bela cerveja. Tomara que muitas cervejarias participem e façam a sua parte como empresas responsáveis. Aos poucos, quem sabe não conseguimos tornar nosso entorno um lugar melhor para viver?