Dia 5 de junho é o dia da cerveja artesanal brasileira. A data foi criada para homenagear Rupprecht Loeffler, proprietário da mais antiga cervejaria artesanal do Brasil. Ele morreu aos 93 anos, em 2011.
No ano seguinte (em 2012) um grupo de blogueiros decidiu fazer uma homenagem ao antigo proprietário da Cervejaria Canoinhense, e então surgiu assim o dia da Cerveja Artesanal Brasileira.
O catarinense era um apaixonado pela cerveja e trabalhou até o último dia de sua vida. Em 12 de abril deste ano, a cidade de Canoinhas, em Santa Catarina, aprovou a data como uma lei municipal (Lei 6.360), institucionalizando a data.
A Cervejaria Canoinhense surgiu em 1908, fundada por Rupprecht Loeffler. Eles produzem cervejas seguindo uma receita que está na família há 5 gerações. Todas, claro, seguem a Lei da Pureza Alemã – Reiheitsgebot. Entre as principais marcas estão a escura “Nó de Pinho” e a clara “Jahu”. Produz ainda uma “Malzbier”, uma “Bock” e uma cerveja suave chamada “Mocinha”. Do lado da fábrica fica o bar, que é tão antigo quanto à cervejaria.