A Carlsberg, patrocinadora da seleção da Dinamarca, ofereceu aos torcedores dinamarqueses, que estão na Rússia, um tipo diferente de cerveja. Usando técnicas da cozinha molecular, a empresa criou caviar de cerveja. Isso mesmo! Esferas douradas que têm o formato conhecido do caviar, mas com sabor da cerveja produzida pelo grupo.
Segundo a Carlsberg, a cerveja usada foi a Pilsen. O chef responsável pelo caviar, em parceria com os cervejeiros da Carlsberg, foi Umut Sakarya. Para a empresa, criar o caviar foi uma forma de homenagear a torcida com uma iguaria típica da Rússia, sem se esquecer do sabor conhecido pelos dinamarqueses. A Carlsberg é a patrocinadora oficial da Dinamarca há 25 anos.
No canal da Carlsberg no Youtube há um vídeo que mostra como o caviar foi feito e a reação de alguns torcedores dinamarqueses. O vídeo está na língua do país, mas tem legendas em inglês (que podem ser traduzidas pelo próprio Youtube, basta configurar!).
Harmonização
Harmonizar caviar e cerveja exige um pouco de cuidado. O caviar é um produto das águas geladas do norte do mundo. As ovas do Esturjão são as únicas que podem ter esse nome. Os outros são apenas “tipo caviar”.
É uma iguaria de sabor tão delicado que, ao escolher uma cerveja que seja um pouco mais forte, já diminui muito o sabor das ovas de peixe. Por isso nossa primeira sugestão de harmonização é uma Sour. A cerveja de estilo mais ácido vai ajudar no contraste com a gordura e com o salgado das ovas do caviar. Porém cuidado para não escolher uma Sour que leve frutas. É que a adição de frutas vai adocicar o paladar, alterando a relação com o caviar na boca.
Assim como o sabor do caviar combina bem com o champanhe, cervejas que têm esse perfil também vão bem na harmonização. São as Bière Brut ou Bière de Garde, cervejas que são produzidas com o mesmo método do champanhe, mas que têm na cevada um sabor diferenciado em relação ao fermentado a partir das uvas. No Brasil temos bons exemplos de cervejas deste estilo, inclusive premiadas, como a Deus, a Wals Brut e a Lust.
E para finalizar, uma curiosidade: na Rússia, o caviar é consumido com um shot de vodka bem gelado!