O estilo brasileiro, consagrado pelo BJCP, em 2018, está ganhando o mundo. Literalmente. Encontrei cervejas desse estilo em praticamente todos os continentes. Tem muita cervejaria desenvolvendo receitas com frutas locais, assim como no Brasil, quando surgiu o estilo.
Não existe um levantamento oficial sobre os países que produzem a Catharina Sour. Fiz uma pesquisa considerando apenas as cervejas cadastradas no Untappd. O site e aplicativo é usado por pessoas como eu e você, no mundo todo, para “marcar” as cervejas que a gente bebe. É uma espécie de check-in da bebida. Você toma, dá a sua nota, fala das características da cerveja e compartilha com sua rede de amigos.
Considerando apenas o Untappd, é claro que as cervejarias brasileiras são a grande maioria. Das 599 encontradas, cerca de 40 são de cervejarias estrangeiras. Ou seja, pouco mais de 6% do total é de empresas estrangeiras. Mas é um número bem representativo, se considerarmos que o estilo foi catalogado e incluído no BJCP há pouco mais de 3 anos.
Na época a gente fez uma reportagem falando das características desse estilo e citando alguns rótulos que serviam como exemplo. Na época as cervejas eram mais restritas ao sul do país, local onde o estilo foi criado. Hoje em dia temos boas cervejarias que fazem Sours em várias regiões do país – e fora dele também!
Na lista do Untappd, encontrei cervejarias das seguintes cidades e países:
- Denver, Colorado (Estados Unidos) – Station 26 Brewing Co.
- Timnath, Colorado (Estados Unidos) – Timnath Beerwerks
- Loveland, Colorado (Estados Unidos) – Grimm Brothers Brewhouse
- Fort Collins, Colorado (Estados Unidos) – Horse & Dragon Brewing Company
- San Diego, Califórnia (Estados Unidos) – Mission Brewery
- Greenville, South Caroline (Estados Unidos) – Tetrad Brewing Company
- Bend, Oregon (Estados Unidos) – Deschutes Brewery
- Ponoka (Canadá) – Siding 14 Brewing Co
- Cormack (Canadá) – Crooked Feeder Brewing Co
- Newmarket (Canadá) – Market Brewing Company
- Santiago (Chile) – Cervecería Artesanal Ñawe e Tr3s Cuervos
- Montevidéu (Uruguai) – Avante Brewing, Criaturas Nocturnas e Catus
- Buenos Aires (Argentina) – Dos Dingos
- Kensington (Austrália) – Bonehead Brewing
- Lisboa (Portugual) – Mean Sardine Brewery
- Ucrânia – KF Brewery
- Varsóvia (Polônia) – Funky Fluid
Mesmo assim por ser uma cerveja mais ácida, ainda não é um estilo tão popular. Não é uma cerveja fácil de beber para quem não está acostumado com novidades. O sabor na boca é bem diferente do que se espera, quando você está acostumado a cervejas do dia a dia, como Pilsen e Lager.
Alguns chegam a comparar a acidez com o sabor do vinagre ou do limão. Por isso, se você decidir experimentar agora e não curtir, não desista do estilo de uma vez. Dê mais algumas chances depois de um tempo. O paladar muda com o passar dos anos. E, à medida que você vai conhecendo mais sobre os estilos de cerveja, vai se abrindo também para essas novas experiências. Acredite. Vale a pena!