Programa está na terceira temporada e termina na próxima terça-feira, dia 11, com uma disputa entre Willian e Rafael
Desde o início desta temporada do Masterchef Profissionais, nós acompanhamos o programa e sugerimos harmonizações com estilos diferentes de cerveja. Como estamos chegando perto da final, resolvemos escolher os 10 melhores momentos do programa. E essa lista, que também serve de retrospectiva com os melhores momentos do programa, você acompanha agora!
1 – Cannoli da Heaven
No terceiro episódio, Heaven venceu a prova de eliminação com 3 cannoli: de laranja cristalizada, de chocolate com limão e de creme pâtissière.
Para harmonizar com o cannoli vencedor da @heaven_delhaye a nossa sugestão é uma cerveja do estilo Imperial Porter. O sabor do chocolate e a maior quantidade de álcool vão combinar com o doce e os recheios que ela apresentou. #masterchefbr
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 5 de setembro de 2018
2 – Frango com caldo de carne, feito pelo Thales sem usar sal
No 4º episódio, Thales venceu por ter conseguido levar o sabor salgado para o prato sem usar sal. Ele preparou um frango ao caldo de carne com quiabo, creme de milho e picles de rabanete. O prato foi muito elogiado pelos jurados, que consideraram a receita como um prato autoral.
Para harmonizar com o frango com caldo de carne feito pelo Thales, uma APA, American Pale Ale. O estilo de #cerveja vai harmonizar a proteína com o dulçor do malte, realçando os tostados do frango e o sabor da carne. #masterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 12 de setembro de 2018
3 – Duo de Guioza do André
No 7º episódio, André fez um duo de guioza de lombo e camarão que conquistou os jurados e garantiu a vitória nesta prova. Além do sabor, elogiado pelos jurados, o prato estava muito bonito, com uma apresentação bem diferente.
Para harmonizar, nossa sugestão é uma American Wheat, cerveja de trigo com aroma mais cítrico, por causa dos lúpulos, garantindo uma leve acidez na combinação com o prato.
4 – Cassoulet do Rafael
A prova de eliminação do 8º episódio era de comida francesa reinventada. Eles tiveram que recriar um Cassoulet. Quem se deu bem foi o Rafael, que está na final de terça-feira.
O #cassoulet é um prato que tem gordura e pede uma #cerveja um pouco mais forte. Para #harmonizar, eu sugiro uma #dubbel, belga, com teor alcoólico mais alto e que vai ajudar a equilibrar os sabores do prato, cortando a gordura. A carbonatação também ajuda muito! #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 10 de outubro de 2018
5 – Dolsot Bibimpab do André
O especialista em comida asiática mostrou tudo que tinha e venceu a prova da comida coreana. Ele fez a melhor reprodução do chef Paulo Schin e venceu a prova de eliminação do 11º episódio.
Para harmonizar com o Dolsot Bibimbap, prato coreano feito pelo chef Paulo Shin, nossa sugestão é uma Farmhouse Ale, cerveja carbonatada, com muito sabor das especiarias, que vai levantar os temperos exóticos do prato coreano. #MasterChefBR. Parabéns, @mcproandrep !
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 31 de outubro de 2018
6 – Ravioli de Batata com cebola, kosher, preparado pelo Daniel
Na primeira prova do 12º episódio, o desafio era fazer uma comida kosher. Daniel preparou um Ravioli de batata com cebola ao caldo de frango e crocante de pele de frango. Ele foi muito elogiado por ter usado partes dos ingredientes consideradas pouco nobres para fazer sua receita. O chef Benny Novak, que era o jurado convidado deste episódio, disse que ele juntou técnica, com sabor e modernidade ao anunciar que esse era o melhor prato do dia.
Para harmonizar com o prato do @DanielMcpro uma cerveja do estilo #ViennaLager, com sabor de malte, bem carbonatada, para ajudar no equilíbrio da gordura do caldo, com a batata e cebola. #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 7 de novembro de 2018
7 – Tarte Tatin de pera com gorgonzola da Heaven
Heaven fez um prato muito bonito no 12º episódio, uma Tarte Tatin, sobremesa clássica francesa com o espumante que ela recebeu como desafio na prova de eliminação. Ela usou a bebida na receita, caramelizando a fruta, sobre uma massa com tomilho e especiarias. Heaven estava com o espumante mais difícil de harmonizar, por ser mais doce, mas recebeu o maior elogio do chef Henrique Fogaça: perfeito!
Belíssima sobremesa feita hoje! Para harmonizar com a Tarte Tatin da @heaven_delhaye @MCProHeaven1 temos duas sugestões: uma #Tripel, com especiarias, que vão realçar o sabor da fruta ou uma #Bière de Garde, cerveja que lembra o espumante e mantém a ideia da chef. #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 7 de novembro de 2018
8 – Bolo espelhado com pasta de amendoim do Willian
O finalista Willian brilhou no primeiro desafio do 14º episódio. Ele fez um bolo espelhado com recheio de pasta de amendoim e recebeu elogios dos jurados, principalmente em uma prova de sobremesas, o drama de todos os participantes.
Cerveja harmoniza sim com sobremesa. E a dica de estilo que combina com o bolo espelhado feito pelo @MCProWillian1 é uma Imperial Stout. A cerveja escura vai ajudar a realçar o amendoim e a gordura do bolo vai ser amenizada com o álcool da cerveja. #MasterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 21 de novembro de 2018
9 – Barriga de porco com café, feita pela Heaven
Na prova de eliminação do 14º episódio, o desafio era criar um prato salgado com café. E Heaven venceu a prova com uma barriga de porco ao demi-glace de café com purê de cebolas e farofa de castanhas.
Parabéns @heaven_delhaye! A nossa sugestão de cerveja para harmonizar é uma britânica: ESB – Extra Special Bitter. O amargo da cerveja combina com o amargo do café da tosta da barriga de porto e o sabor do malte equilibra o purê. #MasterChefBR @MCProHeaven1
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 21 de novembro de 2018
10 – Trilogia de Cebolas do Rafael
No penúltimo episódio, Rafael garantiu uma vaga na final com este prato, que usa diferentes texturas de cebola. Ficou muito lindo e claro, tem sugestão de harmonização também!
Para harmonizar com o prato de cebola do @mcprorafael a nossa sugestão é uma cerveja do estilo #Farmhouse Ale. A cerveja tem sabor marcante de condimentos, o que ajuda muito com o realce da cebola. #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 5 de dezembro de 2018