Publicidade


Espuma faz parte da cerveja - Foto: Frank Luca/Unsplash
Dicas

Para que serve a espuma na cerveja?

Se você é daqueles que pedem para o garçom tirar a espuma do chope e servir sem colarinho, você está perdendo parte da experiência da cerveja. A espuma é um dos itens importantes que devem ser levados em conta na hora de beber aquela gelada.

Por isso nós vamos explicar hoje para que serve a espuma na cerveja e como ela deve ser servida.

Espuma faz parte da cerveja - Foto: Frank Luca/Unsplash
Espuma faz parte da cerveja – Foto: Frank Luca/Unsplash

Para começar é preciso deixar claro – a espuma faz parte da cerveja. Em alguns estilos esse colarinho vai ser maior ou menor. No caso das cervejas belgas, a espuma ainda faz parte do visual, formando o que os sommeliers chamam de renda ou laço belga na espuma.

Copo com exemplo do laço ou renda belga - Foto: Reprodução/Instagram
Copo com exemplo do laço ou renda belga – Foto: Reprodução/Instagram

O nome se deve ao fato de que a espuma que fica no copo forma faixas como se fossem faixas de renda, daquelas de tecido mesmo!

Já outros estilos como a Eisbock, da escola alemã, praticamente não há formação de espuma, devido ao alto teor alcoólico. Não é uma regra, mas em geral, quanto mais álcool na cerveja, menor é a formação de espuma.

Mas o fato é que a maior parte dos chopes consumidos – principalmente no Brasil – precisam ser servidos com o colarinho.

A espuma é formada pelo gás carbônico que se associa às proteínas da cerveja e ganha estrutura de bolhas. Esse gás carbônico pode ser produzido naturalmente, durante o processo de maturação da cerveja na garrafa, ou pode ser adicionado na hora de servir como é o caso do chope.

Algumas cervejas como a famosa Guinness o gás usado é o nitrogênio, que dá uma espuma mais fina e mais cremosa. Outras marcas utilizam um pouco de aveia na receita para melhorar a qualidade da espuma, por causa do aumento da proteína existente no grão.

A espuma tem como principal função bloquear o ar externo, ajudando a manter a temperatura da cerveja e a controlar a liberação dos aromas que ela tem. Além disso, como ela impede o contato da bebida com o oxigênio, também retarda a oxidação da cerveja, processo que acontece naturalmente quando ela entra em contato com o ar (e vamos combinar, dá um gosto horrível!).

Por isso é importante que a cerveja, em geral, tenha boa formação de espuma. Se ela não fizer aquela espuma bonita, na maioria dos estilos, pode indicar um problema na fabricação da cerveja, na temperatura da bebida ou até na limpeza do copo.

Então, quando chegar seu chope, como deve vir o colarinho? Ele deve ter cerca de dois dedos de espuma. Esse é o mais comum nos estilos Ipa, Pilsen e Lager, por exemplo. Cervejas de trigo do estilo Weiss normalmente produzem mais espuma (entende agora porque o copo usado é bem mais alto do que os outros?).

A espuma, na maioria dos estilos, deve ter cerca de dois dedos de altura - Foto: Petr Sonnenschein/Unsplash
A espuma, na maioria dos estilos, deve ter cerca de dois dedos de altura – Foto: Petr Sonnenschein/Unsplash

Agora é só beber e aproveitar muitos estilos e dicas de cerveja! Comente aqui sua experiência e compartilhe o link desta página com seus amigos!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade