Você está no supermercado e olha para aquele tanto de rótulo de cerveja diferente. Como escolher qual levar? Dá uma lida nas garrafas e aparece um monte de informação. Algumas você consegue entender de cara – a porcentagem de álcool, por exemplo. Outras, como o estilo da cerveja, você já viu aqui no blog algumas indicações, conversou com amigos no boteco, mas está com medo de provar e não gostar muito, afinal, você não gosta quando as cervejas amargam muito. Calma! Você não está sozinho! E para isso, muitas marcas colocam no rótulo o IBU. E agora, você vai entender o que isso significa! Anda comigo, que você vai beber só cerveja boa! 🙂
Em primeiro lugar o IBU é a sigla para International Bitterness Unit. Em linhas gerais, é uma escala que mede o nível de amargor da cerveja. Falando tecnicamente, o IBU mede a quantidade de iso-alfa-ácidos – componentes que estão nos lúpulos e que são responsáveis pelo amargor da cerveja. No laboratório é feita a análise da bebida e para cada 1 miligrama de iso-alfa-ácido por litro é marcado 1 IBU.
Nossas papilas gustativas diferem bem o amargor até o nível de 120 IBUs. Até existem cervejas com índice maior do que esse, mas não faz diferença para o paladar.
É importante ressaltar também que o outros componentes da cerveja, como o malte, por exemplo, podem alterar a nossa percepção de amargor. Portanto, é super possível uma cerveja de alto IBU ser “menos amarga” na boca do que uma cerveja de baixo IBU. Falando de forma bem genérica, dá para dizer que cervejas claras com alto IBU geralmente são mais amargas na boca do que as escuras que têm o mesmo IBU. É uma generalização, apenas para nortear e ajudar na hora da compra.
Uma curiosidade
O amargor é uma característica muito interessante na cerveja. Ele vai contra tudo aquilo que nossos antepassados aprenderam na luta pela sobrevivência e por isso, beber cervejas amargas é um aprendizado – não vem naturalmente.
É que desde a época das cavernas, nós fomos aprendendo a evitar os sabores amargos – geralmente associados a venenos e plantas tóxicas. É por isso que, desde bebês, fazemos cara feia para alimentos amargos. Está no nosso “DNA”.
Aprender a beber cervejas amargas é algo que se faz aos poucos. Eu por exemplo não gostava de IPAs. Quando comecei, tomava apenas as cervejas de trigo, mais adocicadas. Com o tempo fui tentando, até encontrar algumas IPAs de baixo amargor e aos poucos fui acostumando o paladar.
Outras siglas
Aqui no blog nós já fizemos uma reportagem sobre as siglas diversas que aparecem nos rótulos de cerveja. Por exemplo, sabe o que é Oz.? Cl.? Veja o que isso significa no link.