Quer fazer um brigadeiro diferente? Que tal acrescentar um toque de cerveja na hora de preparar esse doce que não pode faltar em nenhuma festinha! Mas vale o alerta desde cedo: este é um doce para adultos! O sabor é bem parecido com o do brigadeiro original. O que muda é o cheiro do doce (dá para sentir a cerveja!) e o leve sabor da bebida. Eu gostei e acho que vale a experiência. Mas antes de servir para os amigos, faça e prove primeiro para saber se vai gostar.
Na internet a gente encontra várias receitas de brigadeiro com cerveja. Testei algumas, fiz adaptações até chegar na receita que vou publicar aqui. A dica principal está na escolha da cerveja. Prefira os estilos Porter e Stout. As Brown Ales também ficam boas, mas elas têm um efeito no cheiro que pode incomodar. É que, quando o brigadeiro esfria, ele fica com aquele cheiro de cerveja em fundo de copo. Então, como as Porters e Stouts têm um cheiro melhor, isso garante um brigadeiro mais perfumado do que se for feito com outro estilo de cerveja. A quantidade de álcool também interfere. O melhor é uma cerveja que tenha até 10% de álcool.
Vamos aos ingredientes:
-
1 lata de leite condensado
-
1 colher rasa de sopa de manteiga
-
3 colheres rasas de sopa de achocolatado em pó
-
½ xícara de cerveja
Para fazer é simples: coloque tudo em uma panela e vá mexendo até que desgrude da panela. Se você gosta do brigadeiro mais “puxa-puxa”, é só deixar caramelizar um pouco mais de tempo. Depois é só tirar da panela, deixar esfriar e servir. Essa receita rende uma vasilha pequena, como essa da foto: